sábado, 28 de fevereiro de 2009

Utensílios


Aqui estão a lista dos principais utensílios de cozinha.
Os utensílios merecem a mesma atenção que os equipamentos. Antes de ser distribuídos, deve-se observar se os mesmos estão limpos e em condições de uso.

Caçarola - usada para cocção, é fabricada em aço inoxidável, alumínio, ferro, cobre, varia de tamanho e formato e pode conter de 02 a 30 litros. Serve cozinhar, guisar, estufar.

Caldeirão - tem formato cilíndrico, dotado de duas asas e feito geralmente alumínio, varia de 5 a 100 litros e é utilizado para cozinhar, guisar e estufar.

Panela de barro - usada para servir líquidos ou sólidos, particularmente pratos regionais.

Frigideiras - feitas de aço, alumínio grosso ou cobre. De base redonda e bordas baixas, são utilizadas para saltear alimentos e preparar fritadas e omeletes diversas.

Assadeiras - de base retangular ou oval, com borda de 05 a 10 centímetros de altura. São utilizadas para assar ao forno, carnes, aves, pescados grandes. As assadeiras mais leves e mais baixas destinam-se a cozinhar massas e servem de banho-maria.

Travessa rasa - tem forma de bandeja, geralmente feita de plástico ou vidro refratário, utilizada para conservar alimentos sob refrigeração.

Travessa funda - possui base retangular, fabricada em diversos tamanhos, geralmente em ferro esmaltado, alumínio, e aço inoxidável. Serve para armazenar e conservar peças grandes de carne, a carne para mise-en-place, frangos crus e cozidos e alimentos líquidos.

Cesta - feita de material inoxidável utilizada para armazenar alimentos em refrigeradores, como vegetais, frutos e outros semi-preparados.

Garfos de cozinha - possuem duas pontas afastadas finas e retas. São utilizados para virar carnes durante o processo de cocção e para ajudar a trinchar alimentos.

Espátula - é um tipo de faca sem fio, usada para virar panquecas e desprender comestíveis.

Escumadeira - utilizada para retirar a espuma e os ingredientes dos caldos. É de metal, ligeiramente côncava e perfurada.

Espátula de colher de madeira - utilizadas para misturar comestíveis. A espátula é plana e a colher côncava na parte mais larga.

Conchas - usadas para tirar porções de caldos e molhos. Tem a forma de uma semi-esfera, da qual se prolonga um cabo do mesmo metal.

Batedores de arame - feitos de arame flexível, são utilizados para bater cremes, ovos, molhos e para massas espumosas.

Batedor de bife - feito de madeira, aço ou alumínio é usado para achatar carnes cruas.

Pás - utilizadas para virar alimentos da chapa ou frigideira, tem a forma retangular ou triangular.

Faca para trinchar - tem mais ou menos 40 centímetros de comprimento, é utilizada principalmente para cortar peças grandes de carne assada com osso e para trinchar aves. Pode ser utilizada como machadinha e faca de cozinha.

Facas grandes e médias para carnes - são facas de açougue. Servem para separar peças grandes e limpar carnes cruas.

Faca para desossar - é um tipo pequeno de faca de açougue. Com lâmina dura e com dorso reforçado serve para desossar carnes cruas.

Faca para filetear - cortam rosbife, carnes assadas e outros frios, retiram filés de peixes.

Facas para legumes e frutas - é utilizada para cortar e tornear frutas e legumes.

Molheiras - utilizadas para colocar molhos de acompanhamento dos diversos pratos.

Recipientes refratários - de várias formas e tamanhos, fabricados em vidro ou louça refratária, servem para levar `a mesa pratos gratinados e suflês.

Panelas - fabricadas em vários tamanhos, servem para cozinhar os mais diversos alimentos.


Fonte: SENAC


Nenhum comentário:

Postar um comentário