segunda-feira, 9 de março de 2009

Tipos de Fluxos dos Documentos Administrativos


Vamos conhecer os documentos usados para controlar e facilitar os serviços de cozinha.

Requisição de Material

- identificar, com precisão, a mercadoria a ser requisitada e comprada;
- especificar a unidade mais adequada para cada mercadoria (peça, dúzia, lata, peso definido, dentre outras);
- definir grau de amadurecimento dos legumes, frutas;
- definir a marca a ser comprada de produtos industrializados (enlatados, cereais e outros)
- indicar e determinar os produtos substituídos que foram aceitos;
- indicar data e hora limite de entrega;
- conter a assinatura do chefe de cozinha;
- ter autorização da gerência;
- ser encaminhada ao almoxarifado.

Requisição de Compra

Para elaborar a requisição de compra, precisamos:

- analisar o cardápio, ordens de banquetes, coquetéis e cardápio dos funcionários;
- verificar e analisar os estoque existente de produtos alimentícios perecíveis e não perecíveis;
- analisar o consumo diário;
- determinar a compra de produtos alimentícios não perecíveis, levando em conta a qualidade (a quantidade será definida depois das análises feitas nos três primeiros itens);
- determinar para cada produto um estoque mínimo:
- analisar periodicamente o nível de estoque de cada produto no almoxarifado, geladeiras, câmeras frigoríficas e cozinha;
- ser enviada ao setor de compras ou material.

Inventário e controle de cozinha

Para que não ocorra desperdício de produtos e que a falta destes não prejudique os serviços é necessário que seja inventariado e controlado todo o material, seguindo-se os seguintes passos:

- fazer inventário e controle de equipamentos, materiais e utensílios da cozinha;
- definir data e  hora mais conveniente para o inventário;
- informar e preparar pessoal que participe do inventário, distribuindo as tarefas;
- preparar listas de contagem;
- conferir a quantidade de cada item;
- transcrever os resultados conferidos nas listas de inventários;
- registrar as causas das perdas;
- analisar as causas das perdas;
- ser encaminhado ao almoxarifado;

Fonte: SENAC


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