sábado, 10 de janeiro de 2009

Maria Isabel

Culinária típica do meu querido Piauí, assim como o arroz com capote (galinha-d'angola), a cajuína, arroz com pequi, a paçoca de carne-de-sol. Cada comida deliciosa... Que saudade da minha terrinha de sol brilhante, como nunca vi em outro lugar. Já viram que estou um tanto saudosa hoje? Mas quem não ficaria, sentindo esse cheiro de comida maravilhosa... Melhor ainda se fosse na cozinha da minha mãe. 

Ingredientes:

500g de carne de carne seca cortada em pedacinhos ou carne de gado.
3 xícaras (chá) arroz
6 xícaras (chá) de água
2 colheres (sopa) de óleo
1/4 de cebola picadinha
1 pimentinha de cheiro (opcional)
Colorau (corante de urucum)
Cebolinha e coentro frescos picados

Modo de Preparar:

Tempere a carne com os temperos secos de sua preferência (pode ser pimenta do reino, alho ou temperos comprados em pacotinhos) não esqueça do sal, no caso de carne fresca.
Em uma panela leve ao fogo, a carne já temperada com o óleo.
Refogue até a carne fritar, então junte a cebola, o colorau e o arroz. Deixe refogar mais um pouco. Acrescente água fervente o suficiente para cobrir o arroz.
Verifique o sal, se necessário acrescente mais sal.
Faça uma covinha no meio do arroz e ponha a pimenta de cheiro inteira. Antes de colocar a pimenta, faça uns dois furinhos na pimenta com um palito. Retire a pimenta quando o arroz estiver pronto.
Por ultimo, regue o arroz que está sendo cozido com um fio de óleo. Deixe cozinhar em fogo médio, por aproximadamente 25 minutos ou até toda a água do arroz estiver evaporado. 
Mexa o arroz com um garfo, e acrescente cebolinha e coentro frescos picados.

Delícia!

Um comentário:

  1. oi! amo essa receita pois esse arroz fica maravilhozo.ha tambem sou do piauí e é impossivél nao lembrar de casa,quanta saudade da comidinha da vovó!!!bjos

    ResponderExcluir