quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pão de Trança



Esse pão é delicioso e muito fácil de preparar! Você poderá acrescentar frutas secas e assim servir nas festas de final de ano.
Algumas pessoas ficam com receio de trabalhar com fermento para pão, na verdade é muito fácil e chega a ser mágico o processo de fermentação.

Dicas:
1. A água não pode ser muito quente, porque assim ela ''matará'' o fermento; o pão não crescerá, e se você assar, vai ficar duro como uma ''pedra''. Se você não tem termômetro, o ponto certo é como água do banho de bebê.
2. Espere o tempo de descanso para cada tipo de pão. Os pães variam de 1 hora até 20h de fermentação, dependendo do tipo.
3. Você poderá substituir o mel por açúcar. Por exemplo: ¼ de mel por ⅓ de açúcar.
4. O fermento biológico poderá ser substituído por fermento fresco. Para cada 5g de fermento biológico, use 10g do fresco.
5. Se quiser congelar pão, espere esfriar depois que sair do forno. Coloque em um plástico de preferência com zíper (ziploc) e quando for usar, coloque em temperatura ambiente e para ficar fresco novamente, leve ao forno para esquentar.

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água morna (37˚C)
½ colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) rasa de fermento (7g) para pão biológico
2 ovos
2 colheres (sopa) de óleo
½ xícara (chá) de mel
Gergelim
Semente de papoula (opcional)
1 ovo para pincelar

Modo de Preparar:

Junte o fermento com a água morna em uma vasilha e deixe agir por 5 a 10 minutos.
Em outra vasilha, acrescente o óleo, mel, ovos e o sal. Então, acrescente o fermento e a farinha de trigo aos poucos misturando bem. Sove a massa durante 5 minutos até a massa se tornar macia e sem grudar nas mãos, mas não seca.
Deixe a massa para descansar por uma hora e meia em uma bacia untada com um pouco de óleo. Passe um pouco de óleo em cima da massa também, assim evitará a massa ficar seca e criar uma superfície.
Forme então a trança, dividindo a massa em três partes iguais e enrole como baguettes (as pontas mais finas e o meio mais grosso) e vá trançando até terminar.
Vire as pontas da trança para baixo.
Coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga ou untada com manteiga.
Descanse a massa por mais 30 minutos. Pincele com ovo e salpique gergelim.
Leve ao forno pré aquecido em 180˚C por 30 minutos ou até dourar.

Boa Sorte e bom apetite!

Fotografia: Nyna Borter

Um comentário: